Não há mudança sem frio na barriga. Uma reação física que representa a gostosa mistura de emoções que nos permitimos sentir. A Casa AR surge da necessidade de mudança do casal, que vê na chegada do primeiro filho a oportunidade. Era a hora de dar um novo passo.

 

A volumetria desenvolvida em dois pavimentos foi pensada para valorizar a pedra, o concreto e a madeira. Materiais naturais e atemporais se mesclam a soluções tecnológicas e linhas contemporâneas presentes na arquitetura e também no mobiliário. Na fachada, bambus mossôs dão leveza na integração da casa com jardim.

casa AR

local: Novo Hamburgo / RS

área: 545m2

ano: 2017


Em 2023, o projeto ficou entre os 100 selecionados do ArchDaily Building of the Year Awards, do Archdaily. No ranking global, alcançou a 24ª colocação


O projeto luminotécnico do Studio Flos Iluminação, evidencia o paisagismo tropical e a madeira aplicada nos forros e painéis através da iluminação indireta. Um cuidadoso trabalho reflete a iluminação criada para a escada da residência, um elemento forte visualmente, com forma escultórica.

 

O paisagismo tropical desenvolvido em parceria com Alvaro Eduardo Scholles traz leveza para as conexões entre dentro e fora. A varanda coberta se comunica com a casa através pergolado em madeira. Bambus mossô dão leveza à fachada, complementando a fauna que também conta com costela de adão e palmiteiros.

 

O mobiliário completa as vivências na área externa, que conta ainda com lareira a gás para o inverno. A privacidade da área lateral vem com o uso de pedras criando uma elevação harmônica para a vegetação integrada à fachada principal.

 

Projeto de interiores: NV Arquitetura

Projeto luminotécnico: Studio Flos

Projeto paisagístico: Alvaro Scholles

Fotos: Rodrigo Fanti e Lio Simas

 

×